quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

05 - O estrangeiro

05 - Albert Camus; O estrangeiro; Editora Record; 2007; 126 páginas

Comentário:

            Esta obra - como todas as de Camus – é ao mesmo tempo lúcida e absurda, porque apesar de Mersault, o protagonista desta obra viver ao sabor do acaso – vivendo diversas aventuras que beiram o absurdo – Mersault é uma pessoa real, humana, sobriamente lucida, de uma lucidez que chega a ferir.

         Mersault se despe da máscara da hipocrisia, não cultiva os valores ditos “da sociedade”, é bruto, nú, e egoisticamente não se preocupa com nada nem com ninguém.

            Mersault é o que é.

        A questão importante aqui é que os sentimentos vividos por Mersault, todos nós impreterivelmente se não os provamos vamos provar um dia...

Sinopse da editora:

            "Mais conhecida e importante obra de ficção de Albert Camus, o romance O estrangeiro — publicado pela primeira vez em 1942 — é o terceiro livro de Camus a ser reeditado pela Editora Record, em apresentação luxuosa com sobrecapa assinada pelo artista gráfico Victor Burton e tradução totalmente revisada.


            Estre livro narra a história de um homem comum que se depara com o absurdo da condição humana depois que comete um crime quase inconscientemente. Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, subitamente perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar. Uma reflexão sobre liberdade e condição humana que deixou marcas profundas no pensamento ocidental. Uma das mais belas narrativas deste século."

Nenhum comentário:

Postar um comentário