segunda-feira, 21 de maio de 2012

17 - A dama do cachorrinho e outras histórias

17 - Anton Tchékhov; A dama do cachorrinho e outras histórias; LP&M; 2009; 192 páginas – Período de leitura: 20/05/12 - 31/05/12
Comentario:
Li Tchékhov por admirar a literatura russa - pensei trazer semelhanças com Tolstói e Dostoiévski, porém, acho eu que se aproxima mais de Machado de Assis do que dos autores citados, até porque Tchékhov, assim com Machado de Assis é um excelente contista, de forma que quem conhece Machado de Assis sabe que isso não o diminui... a literatura de Tchékhov trata do cotidiano com extrema delicadeza, de forma sensível. doce e sutil.



Sinopse da editora:
"Ninguém melhor do que Tchékhov compreendeu a tragédia contida nas pequenas coisas da vida." Máximo Gorki
A escrita de Tchékhov revelou-se para o mundo como uma força inovadora tanto no âmbito do conto como do teatro moderno. Mestre nesses dois gêneros, o escritor russo interessava-se por desvendar o estado psicológico dos personagens, seus sentimentos e aflições, fossem eles camponeses, burgueses, nobres abastados ou aristocratas decadentes. Para Tchékhov, um dos maiores contistas da literatura, uma história tinha que ser contada com originalidade e revestida de calor humano.
Estes doze contos são coroados pela mais célebre de suas histórias curtas, "A dama do cachorrinho" (1899), na qual o autor lança um olhar singular sobre o adultério e o surgimento do amor. Pincelado com um humor melancólico, este precioso conjunto apresenta também "Anna no pescoço", "A corista" e "Iônytch", além de outros contos que estão entre os mais lidos da literatura ocidental.


Contos:


"A morte do funcionário"

"O enxoval"

"Aniúta"

"A corista"
"Vanka"
"Vérotchka"
"Zínotchka" 
"A irrequieta"
"Anna no pescoço"
"Iônytch"
"A dama do cachorrinho"
"A noiva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário