quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

02 - O Livro de Ouro Dos Deuses e Deusas


02 Elizabeth HallamO Livro de Ouro Dos Deuses e Deusas; Ediouro; 2002; 220 páginas 


Sinopse da editora:

"Dando continuidade ao sucesso da Coleção “O Livro de Ouro”, a Ediouro lança o décimo segundo volume , “O Livro de Ouro dos Deuses e Deusas” de Elizabeth Hallam.


Fascinante por sua diversidade e pela riqueza de imagens, este livro reúne mais de 130 divindades e lendas da mitologia mundial. Os deuses e deusas aqui apresentados refletem as crenças que se desenvolveram por muito séculos - talvez milênios - da existência humana em sua eterna busca por iluminação espiritual.


Amor e fertilidade, maternidade e lar, guerra e paz... há um deus e uma deusa para cada aspecto de nossa vida. Temos cultuado estas divindades através dos milênios, invocando-as para nos assegurar de que os ciclos de nascimento, vida e morte continuem seus caminhos pré-estabelecidos sem cessar.

A abordagem deste livro não é de comparação religiosa, nem de estudo da mitologia. Não foi escrito sob o ponto de vista de nenhuma religião e tampouco emite julgamentos sobre valores. Se concentra nas próprias divindades e suas características “humanas”, suas origens e lendas, rituais, aparências e atributos.

Com mais de 200 ilustrações, selecionadas da rica e abundante arte que estas divindades inspiraram, este livro singular encantará todos, tornando-se uma leitura especialmente esclarecedora e indispensável.

Através das lendas que os cercam, esses deuses e deusas também demonstram como homens e mulheres criaram seres divinos à sua própria imagem. Tanto Odin, o feroz deus germânico da guerra, quanto o grego Zeus eram famosos pelos seus galanteios e por seu papel de divindades supremas. O chinês Tsao-Chun, deus da cozinha, foi retratado como um velhinho gentil cercado de crianças. Ísis, a deusa egípcia da magia, era a esposa devotada, e mais tarde a viúva de Osíris. Outras divindades eram mais assustadoras que os humanos: Coatlicue, a horrenda deusa serpente asteca do fogo e da terra, se alimentava de cadáveres e exigia sacrifícios humanos para manter a ordem cósmica.

O leitor conhecerá um pouco mais sobre essas divindades, assim como os papéis que eles desempenharam e ainda desempenham na história da humanidade.

Sobre a autora:

Dra. Elizabeth Hallam é doutora em História Medieval Monástica na Universidade de Londres e trabalha no Public Record Office, em Londres. Lecionou em diversas universidades, além de editar e escrever artigos e livros didáticos.

A coleção Livros de Ouro:

Além deste, os livros já publicados são: O Livro de Ouro da Mitologia (best-seller); O Livro de Ouro do Zen; O Livro de Ouro da História do Mundo; O Livro de Ouro dos Sonhos; O Livro de Ouro do Universo; O Livro de Ouro dos Mistérios da Antigüidade; O Livro de Ouro da História da Música; O Livro de Ouro das Ciências Ocultas; O Livro de Ouro da História do Brasil; O Livro de Ouro do Futebol; O Livro de Ouro das Profecias de Nostradamus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário