sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

02 - O revólver de Maigret


02 - Georges Simenon; O revólver de Maigret; L&PM, 2009; 176 páginas - Período de Leitura: 18/01/12 – 22/01/12
Comentário:
Pesquisando sobre o filme Cão Danado (1949) de Akira Kurosawa - logo após assisti-lo – descobri que este pequeno livro de Georges Simenon, O revolver de Maigret – e por esse motivo o estou lendo - serviu de inspiração para Kurosawa produzir o filme. O livro relata as aventuras do Comissário Maigret atrás de sua arma roubada, nos moldes de Sherlock Holmes e tão antiga quanto. Até então já tinha lido o percussor de todos estes romances de detetives - o detetive  Dupin de Edgar Allan Poe - além de Sherlock de Arthur Conan Doyle, é claro. A L&PM Pocket vem lançando já há algum tempo uma ótima coleção de Maigret, que por sinal é deliciosamente viciante... 
Sinopse da editora:
"Em O revólver de Maigret, o famoso detetive percebe que a arma que ganhou de seus amigos do FBI desapareceu de sua casa, levada por um jovem conhecido. Ao seguir a pista, descobre que o revólver será usado para uma vingança.


Trecho do livro: 

Só então ele começou a suspeitar da verdade. Quando fora passar algumas semanas nos Estados Unidos, a convite do F.B.I., falou-se muito de armas. Antes de Maigret partir, os americanos lhe deram de presente um revólver de que tinham muito orgulho, um modelo Smith & Wesson 45 especial, de cano curto, cujo gatilho era extremamente sensível. O nome do comissário estava gravado nele."





Nenhum comentário:

Postar um comentário