domingo, 29 de janeiro de 2012

04 - A sombra vinda do tempo

04 - HP Lovecraft; A sombra vinda do tempo; Hedra; 2011; 117 páginas – Período de leitura: 27/01/12 - 02/02/12
Comentário:
É curioso como um escritor que se considerava insignificante e imaturo e que nunca fez sucesso em vida, tenha se tornado a maior influência para tantos escritores atuais como Neil Gaiman e Stephen King. Lovecraft tinha o poder de fazer qualquer história fantástica e inverossímil se tornar a mais sagrada verdade, a ponto de sua criação se confundir com a realidade criando o mito, como o necronomicon. 
As lembranças que os livros de Lovecraft deixam gravadas em nosso subconsciente é algo difícil de explicar, é como a sútil lembrança de ter tido um pesadelo ao acordar-nos. Por essa razão, dentre tantos livros que já li, estou relendo os de Lovecraft.

Sinopse da editora:

"A sombra vinda do tempo (1935) é uma das mais importantes contribuições de Lovecraft para o gênero da ficção científica. Após sofrer de amnésia por cinco anos, o professor Nathaniel Wingate Peaslee recobra a memória e começa a pesquisar os estranhos sonhos que passam a visitá-lo após a recuperação e a personalidade secundária manifestada durante a amnésia. As investigações levam-no até a Austrália Ocidental, onde imagina ter contato com a Grande Raça de Yith e se depara com um simples pedaço de papel que encerra a derradeira verdade sobre as viagens através do tempo. O volume traz ainda em apêndice a colaboração de Lovecraft para o conto ``O desafio do além'' (1935), escrito em conjunto com outros quatro autores de ficção fantástica, bem como as notas que o guiaram na redação da Sombra vinda do tempo. Edição publicada em grande formato 16x23 em papel especial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário