quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

01 - Humilhados e ofendidos

01- Fiódor Dostoiévski; Humilhados e ofendidos; Nova Alexandria; 2013; 318 páginas - Período de leitura: 01/01/2014 - 30/01/2014 

Comentário: 


     Dostoiéviski é um cara mau, consegue torturar-nos até quase a exaustão, com seus dramas psicológicos e seus personagens sempre tão reais...

          Dostoiéviski é no mínimo um bruxo que te envolve, hipnotiza, amaldiçoa e destrói completamente sua humanidade.

          É claro! Não é bem assim, mais uma coisa é certa: a relação que o leitor tem com Dostoiéviski por todo o mundo é uma espécie de ligação que beira o místico. Dostoiéviski chega ao ponto de tomar o lugar do ego, ou de deus - não conversa contigo, pensa por ti, te ensina a pensar. Sem exagero o leitor, fã, admirador entenderá.

Ou seria um santo?

Livros como: Crime e castigo, Os irmãos Karamazov, O idiota, Os demônios, O jogador, Recordações da casa dos mortos, O duplo, Aldeia de Stiepantchikov e seus habitantes, O adolescente, Notas do subterrâneo, Noites brancas, Gente pobre e tantos outros, todos de leitura extremamente viciante que só vem a comprovar a genialidade desta mente irrequieta e introspectiva de uma inteligencia rara, existencial e de aguçado senso de observação que é Dostoiéviski. 

Sinopse da wikipédia: 


          "Colocado pela crítica entre os romances mais notáveis de Dostoiévski, 'Humilhados e Ofendidos' é um retrato contundente e profundo da vida nas grandes cidades. Escrito para ser publicado em jornal, a obra buscar envolver o leitor em uma atmosfera de grande tensão psicológica. A história, que tem como principais personagens uma família empobrecida, um príncipe e um escritor, mostra como a fortuna e o poder, aliados à argúcia, podem dominar completamente as relações humanas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário