segunda-feira, 30 de abril de 2012

13 - Dom Quixote


13 - Miguel de Cervantes; DomQuixote; LP&M; 2012; 60 páginas – Período de leitura: 30/04/12 -03/05/12

Tradução de Alexandre Boide
Adaptação e roteiro: Philippe Chanoinat e Dijan
Desenhos e cores: David Pellet
Comentário:

É sempre interessante e divertido revisitar clássicos como Dom Quixote, principalmente esta adaptação em quadrinhos. Li Dom Quixote em 18/05/10, o vol 1; e em 29/07/10 o vol 2, com consta neste blog. Porém como não havia feito nenhum comentário, faço agora: Dom Quixote é sem dúvida o romances dos romances, uma obra mais do que completa; aventura, ação, drama, romance e humor se entrelaçam de forma irônica e eloquentemente envolvente, com doses generosas de humor negro. Enfim Dom Quixote é pai de todos os romances e depois dele tudo é mera repetição...
Sinopse da editora:

"De tanto ler antigos livros de cavalaria, o pacato Alonso Quijano perde o juízo e resolve levar a vida de um cavaleiro andante. Depois de equipar-se com a velha armadura herdada dos bisavós e de fazer-se ordenar por um estalajadeiro, transforma-se no mui afamado Dom Quixote de La Mancha. Na companhia do cavalo Rocinante e do fiel escudeiro Sancho Pança, sai mundo afora em busca de aventuras. Pelo caminho, o engenhoso fidalgo encontra uma caravana de beneditinos, uma procissão de penitentes e os famosos moinhos de vento - porém a sede de aventuras, agravada pela sandice, leva-o a ver bruxos, fantasmas e hordas de gigantes.



A coleção de clássicos em HQ reúne títulos que fazem parte do patrimônio literário mundial. Adaptadas para o universo dos quadrinhos por uma equipe de renomados roteiristas e ilustradores belgas e franceses, as edições oferecem um rico painel sobre o autor e a obra, aliando a tradição dos clássicos à linguagem original dos quadrinhos.



É um coleção espetacular, publicada originalmente pela Editora Glénat com o apoio da UNESCO, órgão cultural da ONU que só chancela projetos de alto valor pedagógico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário