quarta-feira, 6 de abril de 2011

07 - O crocodilo e Notas de inverno sobre impressões de verão


07 - Fiódor Dostoiévski; O crocodilo e Notas de inverno sobre impressões de verão; Editora 34; 2000;  163 páginas – Período de leitura: 25/03/11 – 06/04/11 


Sinopse da editora:

"Numa sofisticada galeria de lojas em São Petersburgo, o funcionário público Ivan Matviéitch é engolido vivo por um réptil exposto à visitação. Com este acontecimento insólito Dostoiévski inicia O crocodilo, um conto imprevisível que, mais de cem anos depois, continua a intrigar os leitores &madash; tanto pela sátira impiedosa à burocracia como por sua crítica à concepção de progresso em voga na Rússia.
Já o segundo texto que compõe este livro, Notas de inverno sobre impressões de verão, é escrito num tom bastante distinto. Aqui Dostoiévski faz o relato febril, quase vertiginoso, de uma viagem que realizou por vários países da Europa no verão de 1862. Particularmente reveladoras são suas observações sobre as metrópoles de Londres e Paris, que resultam numa análise aguda &madash; e atualíssima &madash; da "personalidade ocidental", cindida entre os polos do individualismo e da fraternidade, da ambição e do sacrifício."

Nenhum comentário:

Postar um comentário