quinta-feira, 17 de outubro de 2013

20 - História da vida

20 - Michael J. Benton; História da vida; LP&M Pocket; 2010; 192 páginas - Período de leitura: 15/10/13 - 25/10/13

Comentário: 
       Um dos assuntos mais polêmicos e controversos vem exposto neste livro de forma clara e agradável. Traz pesquisas bastante atuais (até 2002), pelo que estamos acostumados, sobre este assunto que ao que me parece foi um pouco esquecido, e que, na minha opinião continua sendo interessante, mas leio por puro entretenimento. Traz todo um capitulo esclarecedor dedicado a origem do homem. 

Sinopse da editora: 

"A origem da vida é, sem dúvida, um dos mistérios que mais intrigam o ser humano. Neste livro, o paleontologista britânico Michael J. Benton, professor da Universidade de Bristol, apresenta as principais teorias sobre como teria surgido a vida na Terra, explicando de que maneira os registros fósseis, as datações de carbono e a biologia molecular têm ajudado a vislumbrar algumas respostas.

Em linguagem simples e direta, o autor indaga sobre as causas e os desdobramentos de mudanças que marcaram a história evolutiva. Uma leitura instigante, História da vida é uma afirmação poderosa de que nós, humanos, somos não mais que uma parte ínfima da vida no planeta – e ser a única espécie a se assombrar diante do enigma da existência é um privilégio e também uma responsabilidade."

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

19 - A Evolução Geológica da Terra

19 - Kenitiro Suguio e Uko Suzuki; A Evolução Geológica da Terra - 2ª edição; Editora Blucher; 2010; 152 páginas - Período de leitura: 01/10/13 -15/10/13



Comentário: 
    Comprei este livro pensando que ele seria mais cientifico, porém me enganei, ele é bem didático, no entanto é o melhor didático que já li. Traz explanações baseadas em pesquisas atuais de forma clara e bastante profunda e levanta muitos questionamentos intrigantes. Livro escrito no Japão para o Japão adaptado para o Brasil. 

Sinopse da editora: 
"Você sabia que, em eras remotas, o dia na Terra já teve duração de 21 horas e, portanto, o ano tinha cerca de 400 dias? Que atualmente os continentes convergem para um ponto localizado na China, posição em que deverá se formar, daqui a uns 200 milhões de anos, um novo supercontinente? Que a intensidade do campo magnético terrestre vem enfraquecendo gradativamente, podendo se reduzir a zero daqui a 1.500 anos?Quanto mais conhecemos a história da Terra, mais nos surpreendemos que ela tenha sobrevivido a catástrofes cósmicas e a tantas transformações geológicas, e, por fim, gerado as condições necessárias para o surgimento da vida e sua evolução.

Para transformar positivamente a realidade, lidar com o ritmo das alterações climáticas - e, quem sabe, influir sobre seu avanço -, com a falta de recursos naturais e energéticos, é preciso conhecer bem, cada vez mais, a "anatomia", a "fisiologia" e o "metabolismo" de nosso planeta vivo, para promover nossa mais importante missão: a coexistência harmoniosa entre a Terra, nós, humanos, e os outros seres vivos.

Com a obra A evolução geológica da Terra e a fragilidade da vida, professores e alunos têm em mãos um material moderno e bem elaborado, com linguagem acessível, quadros explicativos, boxes com informações adicionais e textos que poderão servir de complemento às aulas de geografia física, inclusive com diálogos interdisciplinares com a ecologia. Um glossário de 38 páginas fornece um meio rápido de consulta aos conceitos abordados ao longo do livro.

Principais tópicos desenvolvidos:

* Estado atual dos conhecimentos sobre a Terra

* Sua situação no contexto do Sistema Solar e do Universo

* A camada de ozônio e sua importância contra radiações e partículas solares nocivas

* Extinção de espécies

* A dinâmica, a distribuição e as características dos oceanos

* A atmosfera, os seres vivos e sua evolução no tempo

* Desastres ecológicos e suas causas

* Riscos de impacto de corpos celestes sobre a Terra e as consequências desses eventos, no passado e no futuro"