terça-feira, 22 de novembro de 2011

20 - Um sussurro nas trevas


20 - HP Lovecraft; Um sussurro nas trevas; Hedra; 2010; 152 páginas – Período de leitura: 12/11/11 – 22/11/11 


Sinopse da editora:

"Um sussurro nas trevas (1930) narra os acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, o acadêmico Albert N. Wilmarth tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e a seguir entra em cena Henry Wentworth Akeley, o folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado – e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que seria capaz de imaginar. Um sussurro nas trevas é um dos grandes expoentes do “horror cósmico” de Lovecraft. O volume traz em apêndice dois textos inéditos em português: “Vermont – uma primeira impressão”, um poético relato da viagem que influenciou de maneira decisiva a escritura dessa novela e “O sussuro reconsiderado”, ensaio do escritor Fritz Leider, publicado originalmente na revista Haunted (1964)."

sábado, 12 de novembro de 2011

19 - A cor que caiu do espaço


19 - HP Lovecraft; A cor que caiu do espaço; Hedra; 2010; 104 páginas – Período de leitura: 08/11/11 – 11/11/11


Sinopse da editora:
"A cor que caiu do espaço (1927) marca o primeiro passo decisivo de Lovecraft em direção ao horror cósmico inspirado pela ficção científica. Na história, um vilarejo a oeste de Arkham vê-se ameaçado quando um meteoro cai na propriedade de um fazendeiro local e traz consigo uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região --- e cria o cinzento e estéril “descampado maldito” onde nada cresce. O volume traz ainda em apêndice os textos “Notas sobre uma não entidade” (1933), o mais longo relato autobiográfico escrito por Lovecraft, “A confissão de um cético” (1922), breve ensaio em que o autor traça a evolução dos próprios interesses religiosos, científicos e filosóficos ao longo da vida, e “Notas sobre ficção interplanetária” (1934), artigo em que defende as possibilidades artísticas da ficção científica e ataca os clichês deste gênero."

terça-feira, 1 de novembro de 2011

18 - A pior viagem do mundo


18 - Apsley Cherry-Garrard; A pior viagem do mundo; Cia das Letras; 550 páginas – Período de leitura: 04/10/11 – 01/11/11 – 28 dias.


Sinopse da editora:

"Com prefácio de Amir Klink, esse é o relato da última expedição do capitão inglês R. F. Scott à Antártica, entre 1910 e 1912. Determinados a serem os primeiros a alcançar o Pólo Sul, os tripulantes do Terra Nova terminaram embarcando numa epopéia de fim catastrófico. Sob um frio de -40°C (que necrosava os pés) e tendo de contornar erros elementares de planejamento, Scott e quatro companheiros corriam contra o tempo para se adiantar à equipe capitaneada por R. Amundsen. Chegaram ao Pólo um mês depois do norueguês. Morreram no caminho de volta, a apenas 17 quilômetros do depósito de alimentos mais próximo.
A edição brasileira é a primeira a trazer fotografias da expedição, numa pesquisa iconográfica pioneira realizada junto ao Scott Polar Research Institute."