domingo, 29 de janeiro de 2012

04 - A sombra vinda do tempo

04 - HP Lovecraft; A sombra vinda do tempo; Hedra; 2011; 117 páginas – Período de leitura: 27/01/12 - 02/02/12
Comentário:
É curioso como um escritor que se considerava insignificante e imaturo e que nunca fez sucesso em vida, tenha se tornado a maior influência para tantos escritores atuais como Neil Gaiman e Stephen King. Lovecraft tinha o poder de fazer qualquer história fantástica e inverossímil se tornar a mais sagrada verdade, a ponto de sua criação se confundir com a realidade criando o mito, como o necronomicon. 
As lembranças que os livros de Lovecraft deixam gravadas em nosso subconsciente é algo difícil de explicar, é como a sútil lembrança de ter tido um pesadelo ao acordar-nos. Por essa razão, dentre tantos livros que já li, estou relendo os de Lovecraft.

Sinopse da editora:

"A sombra vinda do tempo (1935) é uma das mais importantes contribuições de Lovecraft para o gênero da ficção científica. Após sofrer de amnésia por cinco anos, o professor Nathaniel Wingate Peaslee recobra a memória e começa a pesquisar os estranhos sonhos que passam a visitá-lo após a recuperação e a personalidade secundária manifestada durante a amnésia. As investigações levam-no até a Austrália Ocidental, onde imagina ter contato com a Grande Raça de Yith e se depara com um simples pedaço de papel que encerra a derradeira verdade sobre as viagens através do tempo. O volume traz ainda em apêndice a colaboração de Lovecraft para o conto ``O desafio do além'' (1935), escrito em conjunto com outros quatro autores de ficção fantástica, bem como as notas que o guiaram na redação da Sombra vinda do tempo. Edição publicada em grande formato 16x23 em papel especial."

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

03 - O chamado de Cthulhu e outros contos

03 - HP lovecraftO chamado de Cthulhu e outros contos; Hedra, 2009; 158 páginas - Período de Leitura:  22/01/12  - 27/01/12
Comentário:
Ler Lovecraft é como mergulhar fundo em um pesadelo povoado por criaturas aterradoras que estão adormecidas no âmago de alma. Lovecraft não se permitia usar clichês, não usava parâmetros mundanos para demonstrar emoções e sim o indizível jamais presenciado.
Trecho retirado do conto Dagon: 
“A mudança operou-se enquanto eu dormia. Jamais conhecerei os detalhes; pois o meu sono, mesmo sendo agitado e cheio de pesadelos, foi ininterrupto. Quando por fim acordei, vi-me parcialmente sugado pelo lodo de um infernal pântano negro, que se estendia à minha volta em ondulações monótonas até onde a vista alcançava, e onde meu barco estava ancorado a alguma distância."
Sinopse da editora:

Este livro trás os seguintes contos:
1.     Dagon
2.     Ar frio
3.     O que a lua traz consigo
4.     A música de Erich Zann
5.     O modelo de Pickman
6.     O assombro das trevas
7.     O chamado de Cthulhu
E mais 2 apêndices:
1.     Carta a R. Michael
2.     Notas sobre a escrita de contos fantásticos


"Seres de outras dimensões que no passado reinaram sobre o nosso planeta estão à espreita para reconquistá-lo! Poucos sabem disso. Artistas, pintores e escritores — almas sensíveis — vislumbram a sua existência em sonhos ou em acessos de delírio. Grupos primitivos, por estranhas razões, os cultuam. E apenas alguns poucos homens, verdadeiros heróis eruditos, buscam pistas sobre essas criaturas e as estudam. São os únicos que podem nos proteger. Numa mistura de horror e ficção científica, esse é o enredo da maior parte da produção de Howard Phillips Lovecraft, escritor norte-americano responsável pela criação do mito de Cthulhu, criatura até hoje cultuada por seitas diversas. Os contos de Lovecraft e suas criaturas tiveram tal repercussão que chegaram a influenciar diversas bandas de rock, como Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath. Neste livro, reunimos alguns de seus contos mais importantes: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussurros na escuridão e O assombrador das trevas."

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

02 - O revólver de Maigret


02 - Georges Simenon; O revólver de Maigret; L&PM, 2009; 176 páginas - Período de Leitura: 18/01/12 – 22/01/12
Comentário:
Pesquisando sobre o filme Cão Danado (1949) de Akira Kurosawa - logo após assisti-lo – descobri que este pequeno livro de Georges Simenon, O revolver de Maigret – e por esse motivo o estou lendo - serviu de inspiração para Kurosawa produzir o filme. O livro relata as aventuras do Comissário Maigret atrás de sua arma roubada, nos moldes de Sherlock Holmes e tão antiga quanto. Até então já tinha lido o percussor de todos estes romances de detetives - o detetive  Dupin de Edgar Allan Poe - além de Sherlock de Arthur Conan Doyle, é claro. A L&PM Pocket vem lançando já há algum tempo uma ótima coleção de Maigret, que por sinal é deliciosamente viciante... 
Sinopse da editora:
"Em O revólver de Maigret, o famoso detetive percebe que a arma que ganhou de seus amigos do FBI desapareceu de sua casa, levada por um jovem conhecido. Ao seguir a pista, descobre que o revólver será usado para uma vingança.


Trecho do livro: 

Só então ele começou a suspeitar da verdade. Quando fora passar algumas semanas nos Estados Unidos, a convite do F.B.I., falou-se muito de armas. Antes de Maigret partir, os americanos lhe deram de presente um revólver de que tinham muito orgulho, um modelo Smith & Wesson 45 especial, de cano curto, cujo gatilho era extremamente sensível. O nome do comissário estava gravado nele."





quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

01 - A luneta âmbar


01 - Philip Pullman; A luneta âmbar; Objetiva, 2009; 623 páginas - Período de Leitura: 01/01/12 – 18/01/12
Comentário:
Não costumo ler "best-sellers modernos" e este vai ser um dos poucos que postarei neste blog, prefiro os clássicos antigos, na linha de Dostoievski e Kafka, porém é justamente com este que começo este blog e o ano de 2012, na verdade estou terminando de ler o terceiro livro da série.

Fiquei muito grato e surpreso ao ler a série de livros Fronteiras do Universo. Comparando-o com os livros que estão atualmente nas listas de mais vendidos, esta série consegue ser surpreendente. É interessante notar que - quando se pensa que estão esgotadas as versões e teorias sobre “deus, anjos, pecado original” o autor consegue criar algo novo e ser no mínimo - docemente polêmico. As Fronteiras do Universo, a partir do segundo livro, gradativamente nos revela uma visão um tanto gnóstica de deus que só um ateu ou um agnóstico poderiam ter - a de um deus tirano e imperfeito..
Sinopse da editora:

"Já na primeira cena, este último volume da trilogia Fronteiras do Universo faz o coração para bater mais forte. Descobrimos quem capturou Lyra no final de A Faca Sutil, mas não está claro se as intenções desse alguém são boas, más, ou uma mistura dos dois. Will ainda possui a lâmina que pode fazer cortes entre os mundos.



Agora, chegam dois companheiros voadores, determinados a escoltá-lo ao esconderijo montanhoso de Lorde Asriel. Mas Will tem um único objetivo: resgatar sua amiga e devolver para ela o aletiômetro, o instrumento que já lhe revelou tanto em A Bússola de Ouro e A Faca Sutil.

Com a ajuda de amigos, Lyra é resgatada de seu cativeiro nas montanhas do Himalaia e parte para a Terra dos Mortos, onde precisa libertar fantasmas aprisionados por uma figura opressora de poderes quase divinos, a Autoridade.

Lyra é a Eva dos novos tempos, e terá que travar uma nova e surpreendente batalha entre o Bem e o Mal. Ao longo de sua aventura, Will e Lyra amadurecem e, no fim, o destino dos vivos - e dos mortos - dependerá de suas escolhas."

sábado, 14 de janeiro de 2012

Página inicial

Pretendo através deste blog organizar minhas leituras e, quem sabe, despertar o interesse em algum possível leitor... 
Quando termino de ler um livro, anoto minhas impressões em pequena agenda, cansei de escrever...
A leitura é nossa única salvação diante de tanta banalização. Me refiro a mesmerização da cultura pelo meios de comunicação, que torna podre tudo que é belo. Diante desta contradição fica dito: nesse mundo quanto mais oculto, mais sublime, belo e inteligente, portanto não busque na superfície.