sábado, 31 de dezembro de 2011

24 – A faca sutil


24 – Philip Pullman; A faca sutil; Objetiva; 2007; 355 páginas – Período de leitura: 23/12/11 – 31/12/11

Sinopse da editora:
"Corajoso e perigoso" – The Times



"Superando A Bússola de Ouro, o segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo começa em um ritmo frenético e jamais desacelera" – Publishers Weekly

"Will, um garoto de 12 anos, maduro para sua idade, vive em Oxford. Ele precisa tomar conta da mãe, que tem problemas mentais. Quando mata um homem acidentalmente, ele decide fugir e tentar descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu pai, um explorador do Ártico. Desolado e sem ter para onde ir, Will segue os passos de um gato e, sem querer, atravessa a janela para um outro mundo. Lá ele conhece a impetuosa Lyra e seu daemon Pantalaimon.

Cittagàzze é um mundo semelhante aos de Will e Lyra, mas em vez de pessoas, quem percorre suas ruas são espectros mortais, devoradores de almas. O rufar das asas de Anjos distantes ecoam no céu. É aí, escondida na Torre dos Anjos, que se encontra a faca sutil, um poderoso talismã capaz de cortar o nada e abrir brechas para outros mundos. Para conseguir esta arma, seres de todo o universo são capazes de qualquer coisa - até de matar.

Juntos, Will e Lyra vão de mundo em mundo, procurando as relações entre o misterioso Pó, as pontes que ligam os mundos, anjos seres supremos e as forças cósmicas. Somente com estas informações é que poderão lutar para salvar o universo e encontrar o pai de Will."

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

23 – A bússola de ouro


23 – Philip Pullman; A bússola de ouro; Objetiva; 2007; 429 páginas – Período de leitura: 12/12/11 – 23/12/11


Sinopse da editora:

"Realmente grandioso...força e beleza, cena após cena" - New York Times

"A obra mais ambiciosa desde ‘O Senhor dos Anéis’. Intelectualmente emocionante e narrativa magnífica" - New Statesman

"Adultos experientes podem adivinhar que o bem triunfará no final. No entanto, a criança que existe em cada um de nós acompanha a história com a respiração suspensa e se vê perplexa diante da expectativa aterrorizante das últimas páginas. Por sorte, ainda há esperanças na promessa do próximo livro da série" - The Standard

"O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso - mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um daemon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar.

Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores.

Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino."

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

22 - Histórias de Horror / O Mito de Cthulhu


22 - HP Lovecraft; Histórias de Horror / O Mito de Cthulhu; Martin Claret; 2011; 200 páginas – Período de leitura: 04/12/11 – 12/12/11

O chamado de Cthulhu
O horror de Dunwich
Sussurros na escuridão
O assombrador das trevas
Sinopse da editora:

"Seres de outras dimensões que no passado reinaram sobre o nosso planeta estão à espreita para reconquistá-lo! Poucos sabem disso. Artistas, pintores e escritores — almas sensíveis — vislumbram a sua existência em sonhos ou em acessos de delírio. Grupos primitivos, por estranhas razões, os cultuam. E apenas alguns poucos homens, verdadeiros heróis eruditos, buscam pistas sobre essas criaturas e as estudam. São os únicos que podem nos proteger. Numa mistura de horror e ficção científica, esse é o enredo da maior parte da produção de Howard Phillips Lovecraft, escritor norte-americano responsável pela criação do mito de Cthulhu, criatura até hoje cultuada por seitas diversas. Os contos de Lovecraft e suas criaturas tiveram tal repercussão que chegaram a influenciar diversas bandas de rock, como Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath. Neste livro, reunimos alguns de seus contos mais importantes: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussurros na escuridão e O assombrador das trevas."

domingo, 4 de dezembro de 2011

21 - Nas montanhas da Loucura


21 - HP Lovecraft; Nas montanhas da Loucura; Hedra; 2011; 129 páginas – Período de leitura: – 22/11/11 – 04/12/11


Sinopse da editora:

"Nas montanhas da loucura (1931) chegou a ser considerada por Lovecraft a melhor história que havia escrito. Narrada pelo sobrevivente de uma malfadada expedição a pontos ainda inexplorados no Polo Sul, a história se apresenta sob a forma de um alerta quanto aos perigos de desbravar os recônditos isolados da Terra, que sob a brancura do manto glacial ocultam os mais negros horrores ancestrais. O volume traz um apêndice com as anotações feitas por Lovecraft para a composição da novela, uma carta escrita ao correspondente Frank Belknap Long em que discute a transição do horror sobrenatural para a ficção científica e uma tradução em verso do soneto “Antarktos”, que antecipou diversos temas presentes em Nas montanhas da loucura."