terça-feira, 26 de abril de 2011

09 - O eterno marido


09 - Fiódor Dostoiévski; O eterno marido; Editora 34; 2003;  210 páginas – Período de leitura: 13/04/11 – 26/04/11 


Sinopse da editora:
"O reencontro, após quase uma década, do "eterno marido", agora viúvo, com o ex-amante de sua mulher é o ponto de partida dessa narrativa magistral, em que comparecem os motivos e figuras típicas do universo dostoievskiano: a criança sofredora, o bufão trágico, o homem do subsolo.

     Escrito em 1870, em plena maturidade de Dostoiévski, O eterno marido é o mais bem-acabado de seus romances curtos."

quarta-feira, 13 de abril de 2011

08 – O escaravelho de ouro e outras histórias


08 – Edgar Allan Poe; O escaravelho de ouro e outras histórias; LP&M Pocket; 2011;  240 páginas – Período de leitura: 06/04/11 – 13/04/11 


Sinopse da editora:
Manuscrito encontrado numa garrafa
O encontro
Morella
A conversa de Eiros e Charmion
Uma descida para dentro do Maelström
O mistério de Marie Rogêt
O coração delator
 O escaravelho de ouro
Um conto das Montanhas Escabrosas
O sepultamento prematuro
A caixa oblonga
“tu és o homem”
O demônio da impulsividade


"Enquanto viveu, Edgar Allan Poe obteve seu maior sucesso com o conto O escaravelho de ouro. Em uma ilha deserta na Carolina do Sul, o excêntrico William Legrand encontra uma nova espécie de inseto, um escaravelho dourado. Com a descoberta, Legrand, seu criado e um narrador sem nome sairão em busca de um tesouro escondido. O coração da narrativa, o artifício que a fez famosa, é a minuciosa e fascinante decifração de uma mensagem criptografada.
Poe (1809-1849) viveu pouco, enfrentou penúrias e catástrofes pessoais e morreu em circunstâncias misteriosas. Foi poeta, editor, crítico literário e um grande desbravador de gêneros. Seu legado para a literatura é como um tesouro infinito. Seus contos são pérolas macabras, góticas, burlescas, científicas e não menos aventurosas. Agarram o leitor pelo pescoço. Esta coletânea também inclui O coração delator, O sepultamento prematuro e O mistério de Marie Rogêt – uma das três únicas narrativas protagonizadas pelo inspetor Dupin – , entre outras histórias arrebatadoras."



quarta-feira, 6 de abril de 2011

07 - O crocodilo e Notas de inverno sobre impressões de verão


07 - Fiódor Dostoiévski; O crocodilo e Notas de inverno sobre impressões de verão; Editora 34; 2000;  163 páginas – Período de leitura: 25/03/11 – 06/04/11 


Sinopse da editora:

"Numa sofisticada galeria de lojas em São Petersburgo, o funcionário público Ivan Matviéitch é engolido vivo por um réptil exposto à visitação. Com este acontecimento insólito Dostoiévski inicia O crocodilo, um conto imprevisível que, mais de cem anos depois, continua a intrigar os leitores &madash; tanto pela sátira impiedosa à burocracia como por sua crítica à concepção de progresso em voga na Rússia.
Já o segundo texto que compõe este livro, Notas de inverno sobre impressões de verão, é escrito num tom bastante distinto. Aqui Dostoiévski faz o relato febril, quase vertiginoso, de uma viagem que realizou por vários países da Europa no verão de 1862. Particularmente reveladoras são suas observações sobre as metrópoles de Londres e Paris, que resultam numa análise aguda &madash; e atualíssima &madash; da "personalidade ocidental", cindida entre os polos do individualismo e da fraternidade, da ambição e do sacrifício."